Nordic Walking

Nordic Walking
27.09.2018

Já conhece a Caminhada Nórdica?
Sabia que temos um projecto em parceria com a ANDLinfa e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior - ESDRM? Esta inovadora forma de caminhar, com auxilio de dois bastões, permite potenciar os benefícios habituais do treino cardiovascular com um envolvimento ativo dos membros superiores (Di Blasio et al, 2016). Esta atividade é ótima para todos os níveis, permite reduzir o impacto, oferece mais estabilidade, permite trabalhar de uma forma acentuada a parte superior do corpo e pode ser complementada com alguns exercícios de força, mobilidade e alongamento com auxilio dos bastões (Pellegrini et al., 2017). E se acha, erradamente, que este tipo de atividade é destinado à população mais idosa ou com menor capacidade física, a caminhada nórdica permite intensificar os treinos de qualquer pessoa independentemente da sua idade.

Referências:

Di Blasio, A., Morano, T., Bucci, I., Di Santo, S., D’Arielli, A., Castro, C., ... & Napolitano, G. (2016). Physical exercises for breast cancer survivors: effects of 10 weeks of training on upper limb circumferences. Journal of physical therapy science, 28(10), 2778-2784.
Pellegrini, B., Peyré-Tartaruga, L. A., Zoppirolli, C., Bortolan, L., Savoldelli, A., Minetti, A. E., & Schena, F. (2017). Mechanical energy patterns in nordic walking: comparisons with conventional walking. Gait & Posture, 51, 234-238.