Surf - Preparação física apenas para atletas?!

Surf - Preparação física apenas para atletas?!
01.08.2020

Surf - Preparação Física para Atletas?!

Com o Verão vem a experiência/prática de desportos como o Surf!

Muitos são os surfistas mais regulares que vêem nas suas férias uma possibilidade de prática mais regular, no entanto existem muitos indivíduos que aproveitam esta época para experienciar pela 1ª vez as sensações do Surf!

Ainda que cada vez se invista na formação dos Treinadores de Surf, e se promova hoje em dia uma prática de maior segurança e qualidade, esta modalidade continua a acarretar alguns riscos para ambos os tipos de surfistas indicados. Por norma, as lesões mais comuns na prática desta modalidade são:

- as exostoses, mais comuns no caso de surfistas com mais anos de prática e praticantes de água de temperaturas mais baixas (caso de Portugal) (Kroon, Lawson, Derkay, Hoffman, & McCook, 2002);

- o desconforto e/ou dor na lombar/cervical, devido a elevados períodos com manutenção da hiperextensão da coluna, durante a remada;

- dores e desconforto nos ombros, que poderão ser originadas pelo esforço repetido da remada, por vezes agravado pelas posturas menos correctas adoptadas no dia-a-dia com a utilização do smartphone, ou enquanto se mantém sentado a trabalhar.

- lesões nos joelhos durante a execução de manobras de mudança de direcção;

- lacerações originadas por inadvertido contacto com a prancha, as quilhas e/ou o fundo rochoso de algumas praias (Nathanson, Haynes, & Galanis, 2002).

Destes, os 3 pontos intermédios poderão ser prevenidos com um correcto plano de treino complementar. Deseja saber como prevenir lesões desportivas, aumentar a sua performance ou simplesmente preparar-se para ter uma Vida mais saudável? Contacte-nos ou melhor ainda… Visite-nos!

 

Fotos retiradas do perfil de Instagram de @fredericomoraiis

Artigo por Personal Trainer Bruno Martins

Referências:

Kroon, D., Lawson, M., Derkay, C., Hoffman, K., & McCook, J. (Maio de 2002). Surfer's ear: External auditory exostoses are more prevalent in cold water surfers. Otolaryngol Head Neck Surg , 126(4), pp. 499-504.

Meir, R., Zhou, S., Rolfe, M., Gilleard, W., & Coutts, R. (2002). An investigation of surf participation and injury prevalence in Australian surfers: a self-reported retrospective analysis. New Zealand Journal of Sports Medicine , 39, pp. 52-58.

Nathanson, A., Haynes, P., & Galanis, D. (Maio de 2002). Surfing injuries. Am J Emerg Med. , 20(3), pp. 155-160.

MARCAÇÃO ONLINE