Síndrome de Osgood-Schlatter ou dores de crescimento, sabe o que é?

Síndrome de Osgood-Schlatter ou dores de crescimento, sabe o que é?
03.02.2023

A Síndrome de Osgood-Schlatter é uma síndrome pediátrica, caraterizada pelo aumento de sensibilidade, dor e inchaço no joelho.

É uma condição associada ao crescimento e à prática de atividades desportivas, desenvolvendo-se, maioritariamente, em jovens de idades entre os 10 e os 15 anos, sendo mais frequente no sexo masculino. 

A Síndrome de Osgood-Schlatter ocorre quando há uma sobrecarga (aguda ou crónica) no recrutamento dos extensores do joelho, levando à inflamação do tendão patelar/rotuliano na tuberosidade anterior da tíbia. Esta inflamação prolongada, por sua vez, pode provocar dor e alterações morfológicas na região anterior do joelho.

A dor surge, normalmente, durante e após a prática desportiva, podendo estar associada a edema local. Embora o desenvolvimento da síndrome não esteja inteiramente compreendido, esta é frequentemente associada a desportos que envolvam atividades com impacto, corrida e saltos, como por exemplo futebol, voleibol e basquetebol.

A Síndrome de Osgood-Schlatter, estando associada ao crescimento, tende a resolver-se nas etapas finais do desenvolvimento ósseo. O tratamento desta condição por norma é conservador, sendo indicado repouso e, em casos de dor exacerbada, analgésicos. Apenas em casos limitados, ou quando o tratamento conservador não tem o efeito pretendido, pode ser considerado o tratamento cirúrgico.

 

Lucenti, L., Sapienza, M., Caldaci, A., Cristo, C. D., Testa, G., & Pavone, V. (2022). The Etiology and Risk Factors of Osgood–Schlatter Disease: A Systematic Review. Children, 9(6), 826. https://doi.org/10.3390/children9060826


Pessler, F. (2022, October 31). Doença de Osgood-Schlatter. Manual MSD Versão Saúde Para a Família. https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos-nas-crian%C3%A7as/doen%C3%A7a-de-osgood-schlatter

MARCAÇÃO ONLINE